Blog da Dulce Melo

Este é um espaço onde Dulce Melo aborda todas as suas críticas ao que enxerga de errado no sistema.

domingo, 25 de junho de 2017

No Brasil 245 agentes da Segurança morrem de Janeiro até maio; Alagoas registra um caso



A Ordem dos Policiais do Brasil (OPB) divulgou uma lista com os números de policiais e demais agentes da Segurança mortos em serviço, ou em sua decorrência, de janeiro até maio deste ano, por estado. Apesar dos registros fortes pelo Brasil, totalizando 245 mortes, em Alagoas há um caso , e não por homicídio (graças a Deus). Isso deixa o estado na 26ª colocação em relação às mortes.

No topo dessa afronta às forças policiais, principalmente causada pela guerra acirrada contra o tráfico de drogas, o Rio de Janeiro está no topo com 83 registros.

Dos estados Nordeste , na lista nacional, a Bahia fica em segundo lugar com 25 mortes; o Ceará em terceiro com 18; Pernambuco em sétimo com 10; Rio Grande do Norte em nono com oito casos. Seguindo a lista, o estado do Pará contabilizou 17 mortes e está na quarta posição, seguido de São Paulo com 16 .

Em Minas Gerais , apontam os dados da OPB, ao todo morreram 12 agentes da Segurança e, no Distrito Federal, foram nove. Em Goiás foram registradas oito mortes. Os números declinam a partir do Rio Grande do Norte e do Paraná, na 10ª e 11ª colocações, com seis mortos; já os estados do Rio Grande do Sul e do Tocantins, estão nos 11• e 12• lugares, respectivamente, com cinco.

No Mato Grosso do Sul foram quatro mortes e, nos estados do Espírito Santo, do Piauí e Roraima foram três. Na Paraíba, no Mato Grosso, em Santa Catarina e no Amazonas foram dois.

Na tabela, por instituição, a Polícia Militar tem mais mortos. Em todo o Brasil, a corporação perdeu 174 integrantes. A Polícia Civil vem em segundo lugar com 27 mortes, a Guarda Municipal com 18, fica em terceiro; os números do Sistema Prisional contam 15 agentes mortos; no Corpo de Bombeiros foram seis; na Polícia Federal há três registros e na Polícia Rodoviária Federal são dois.

O texto em questão não é para se vangloriar, tendo como base o número referente a Alagoas, até porque não cabe satisfação diante de um número alarmante e, numa situação tão delicada, como a exposta, não há espaço para isso. Mas são informações vez ou outra solicitadas e que merecem ser disseminadas para conhecimento, apenas, da sociedade como um todo.

A torcida é para que homens e mulheres que saem de suas casas, em Alagoas e no Brasil, com o intuito de salvaguardar a vida de terceiros, arriscando as suas, deixando para trás os pais, esposos e esposas, filhos e filhas, consigam retornar ilesos.

Evidentemente, alguns casos apontados no relatório da OPB são de mortes onde os agentes não foram alvos diretamente do crime organizado; mas indiretamente sim.

A partir do momento em que uma viatura se desloca para uma ocorrência, em caráter de urgência, seja para evitar tragédias ou para prender criminosos, e um policial morre acidentalmente, a criminalidade de uma forma ou de outra contribuiu para a fatalidade.

Foi o que aconteceu com o policial do 4• Batalhão da Polícia Militar de Alagoas, vítima de capotamento, junto com a guarnição, no bairro Santa Amélia, quando estavam em perseguição.

Tiago Moraes Freitas, tinha 30 anos, foi submetido a intervenção cirúrgica, ficou hospitalizado de 25 de Janeiro até 7 de fevereiro, quando noticiaram sua morte Na corporação, o soldado era tido como de conduta exemplar.

Foto: Alagoas 24 Horas/ capotamento que vitimou o soldado Tiago.

#COMPARTILHE:

Blog da Dulce Melo

Dulce Melo é Pernambucana, de Garanhuns. Atua como jornalista há 11 anos e é fascinada por leitura, assim como pela arte de escrever. Ama desenvolver não somente textos jornalísticos, mas artigos, poemas. É autora do livro: ‘“Clécio, o Halley” em homenagem ao ex-jogador de futebol Clécio Henrique encontrado morto num hotel em Arapiraca. Além disso, é autora do livro de poemas "RAZÃO". Possui dois livros sendo terminados: ‘Mulheres: podemos tudo após os 40’ e ‘Entre sirenes e rabecões’.

0 opiniões:

Postar um comentário

Traduzido Por: Template Para Blogspot - Mais Templates - Designed by Templateism