Blog da Dulce Melo

Este é um espaço onde Dulce Melo aborda todas as suas críticas ao que enxerga de errado no sistema.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Plano Nacional de Segurança e o ‘pacotão” de mudança na cúpula em AL?

A priori, boatos, especulações. Mas, já corre pelos quatro cantos, ainda na surdina , que o lançamento do plano Nacional de Segurança, em Alagoas, na próxima terça-feira (26) não tem somente o objetivo de garantir mudanças no que diz respeito ao combate à violência.

As autoridades já trarão na bagagem – é o que divulgam ainda “na baixa” – pessoas indicadas por Brasília – leia-se Ministério da Justiça – para comandar a Secretaria de Defesa Social e também a Polícia Militar. E seriam dois generais do Exército. Para a primeira situação entendemos, afinal já tivemos recentemente o bom velhinho Sá Rocha. Já a segunda creio que dará o que falar.

Não sei se o pensamento da tropa que faz até promessa para o coronel Luciano sair será o de “qualquer um serve”. Também nada foi oficializado. Se assim for, espero que os amigos militares não sejam condicionados ao regime das Forças Armadas e que não desfilem ao som de: “nós somos da Pátria amada, fieis soldados, por ela...”.


Pelo menos o ex comandante do 59º BIMTZd – o Pinto irmão - ficou revoltado quando fiz uma matéria sobre o Dia do Soldado com integrantes da Polícia Militar e disse que “soldado só existia no Exército”.

Deixo claro não ter nada contra as pessoas dos coronéis Dário César e Luciano Silva, afinal os acompanhei até o fim na caminhada rumo ao Comando da Polícia Militar - desde que lançaram em primeiro plano o coronel Dalmo Sena - por acreditar que a "oxigenação" tão pregada por eles aconteceria e que a briosa daria certo sim, com eles no comando.

Levantei a bandeira, reforcei as esperanças, mas acho que estacionaram na metade do caminho e ignoraram os gritos dos comandados.E eles se rebelaram. A insatisfação é generalizada, do oficial ao praça. Como não podem se manifestar de frente, usam artifícios que não contribuem para a manutenção de uma imagem positiva para o secretário e o comandante-geral, desgastada no momento. Os militares usam seus artifícios e fazem boicotes diferenciados. E a segurança vai ficando cada vez mais IN.

Só isso.

#COMPARTILHE:

Blog da Dulce Melo

Dulce Melo é Pernambucana, de Garanhuns. Atua como jornalista há 11 anos e é fascinada por leitura, assim como pela arte de escrever. Ama desenvolver não somente textos jornalísticos, mas artigos, poemas. É autora do livro: ‘“Clécio, o Halley” em homenagem ao ex-jogador de futebol Clécio Henrique encontrado morto num hotel em Arapiraca. Além disso, é autora do livro de poemas "RAZÃO". Possui dois livros sendo terminados: ‘Mulheres: podemos tudo após os 40’ e ‘Entre sirenes e rabecões’.

1 opiniões:

  1. Enfim, apercebestes-te que a "bandeira" da RENOVAÇÃO ou OXIGENAÇÃO carecia de um bom MASTRO, para ser desfraldada, alçada, içada e TREMULAR VITORIOSA.
    Nada contra as mudanças! elas sempre acontecem e os novos sempre sucedem ao VELHOS! Mas, como o dito popular: NÃO ADIANTA CHORAR O LEITE DERRAMADO. Alguém o bebeu como gogó! Ou ele azedou!
    Hoje, talvez entendas o que eu disse quando editei o o texto infra,a a saber:
    ALAGOAS, O “PARAÍSO DAS BALAS E DAS DROGAS”
    Joilson Gouveia*
    A litania uníssona, de parte da mídia e sociedade, desde a gestão pretérita, foi a RENOVAÇÃO ou OXIGENAÇÂO da Secretaria de Defesa Social (parvoíce de câmbio de rótulo de mesmo conteúdo da extinta SSP/AL, cópias do Pará e Ceará) parida como panacéia ao recrudescimento da violência. Ledo ou pueril engano de róseos socialistas!
    Mudar o nome do remédio ou do frasco não elimina à doença ou se cura o doente tecido social, se o teor paliativo é o mesmo: inócuo, inerme e inane. Falta competência para ministrar a cura? Talvez, não!
    Improfícuo agir nos efeitos, e sim nas causas, que não são poucas, como ciente aos ciosos do Sistema Criminal e seu subsistema da Ordem Pública, no qual está contido o de Segurança Pública.
    Mas, a cantilena urdiu trocas na cúpula da SEDS e, também, dos coronéis da briosa, com achaques de jurássicos, retrógrados ou ultrapassados, substituiu-os por neos oxigenados. Pasmaceiras de parvos!
    Enfim, a “mudança”: trocou-se um por outro aposentado experiente, calejado e competente na lida policial federal - ao qual augurei êxito na sua gestão e ombrearmos nessa lide contra a violência, como soia e soe.
    Mas, na briosa é díspar, para uns urgia ser lidada por um noviço, apedeuto, ignaro e inexperiente na arte de comandar (mandar com os demais) e sem interstícios suficientes em diversos cargos de comandos de tropa, necessários aos de comando do alto escalão e de briosos e destemidos policiais. A pressa é a inimiga da perfeição; sábio dito popular!
    Neófitos não sabem mais que mestres ciosos, maduros e vividos. Nada contra aos novatos, que sucederão aos antigos, sempre. Mas, no devido tempo e lugar, sem açodada ascensão, intempestiva escolha ou brusca metamorfose, dês que esmerem aprender e apreender saberes necessários ao labor – Roma não se fez num dia!
    De efeito, o alagoano padece abstido, entorpecido e alheio à recrudescente violência galopante que ceifa vidas e mais vidas, na pobre e sempre espoliada “terra dos marechais”, antes “paraíso das águas”, hoje das balas e das drogas, e até a mídia parece silente, inerte e insensível ou assaz feliz por ter “notícias” diárias: assaltos; roubos; assassinatos; cadáveres e mais defuntos de crianças, jovens, adultos e velhos.
    (..)
    Assaltos são rotinas, onde suas vítimas imploram e dão graças a Deus quando não imoladas, e se dizem com sorte por estarem vivas; umas até acham natural e normal.
    Pior e mais grave: nenhuma Instituição parece ocupar-se com a tsunami letal e nefasta que assola aos alagoanos. Nenhuma exige nada e nem se esperneia, nenhuma soergue bandeira de BASTA ou de PAZ na “terra dos marechais”.
    Segurança, polícias e policiamentos? Só na orla nobre, prá turista ver... Ou mesmo morrer! Matam-se turistas, povo e policiais e... nada, só se noticia!
    Somos a “Faixa de Gaza” ou o “Afeganistão”?
    Maceió, Fevereiro de 2010.
    *Cel RR PMAL e Bel em Direito p/ UFAL
    ** Menos de 6 meses já passa 2007(893). Deu-se em 2008:1831; 2009:1984 e 2010:2226; até agora início de julho de 2011 já SÃO 856 mortos.
    O texto está em nosso Blog, visitem-no - foi a saída: criar um Blog, pois a imprensa sequer abriu espaço para as minhas críticas!

    ResponderExcluir

Traduzido Por: Template Para Blogspot - Mais Templates - Designed by Templateism