Blog da Dulce Melo

Este é um espaço onde Dulce Melo aborda todas as suas críticas ao que enxerga de errado no sistema.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

O ministro adiantou em S. Paulo o Plano de Segurança que será lançado em Alagoas. Eita, e aqui só iam divulgar amanhã.

O governador Teotonio Vilela mantém sigilo até amanhã sobre o Plano Piloto de Segurança? O ministro se adiantou. Tá na Folha de São Paulo. O ministro da Justiça revelou os pontos principais e divido com vocês. EURECA!

Ele falou nas novas maletas ‘mágicas’ que serão deixadas na perícia de Alagoas. Elas são aquelas sofisticadas que viraram manchetes por muitos dias quando a primeira remessa foi entregue no órgão.

As bichas são bonitas, equipadíssimas. Parecem mais as utilizadas em filmes americanos. Ah, se somente elas resolvessem o problema na perícia. Pois bem, ele adiantou oito itens que serão colocados em prática pelo Plano Nacional de Segurança, na próxima terça-feira, 26, o pioneiro no País. Alguém lembra do Pronasci? Foi lançado aqui também, mas, por incrível que pareça, justamente em Alagoas não deu certo.

Vamos lá analisar as declarações do minstro José Eduardo Cardozo. Ele elencou medidas que serão anunciadas na semana que vem. Pelo menos oito. Segundo Cardozo>


1. Serão investidos R$ 25 milhões, em recursos federais, para aquisição de equipamen-tos, inclusive maletas de perícia.

Olhem as maletas aí, gente. Mas, vale lembrar que não surtirá efeito algum maleta sem perito para utilizar, manusear. Elas são formidáveis auxiliam, mas não ao local de crime sozinhas.

2. O Ministério da Justiça enviará peritos da Força Nacional enquanto o Estado contrata peritos e policiais por concursos.

Vejam só. Seria desnecessário se nestes anos todos o Governo do Estado já tivesse providenciado isso. Pelo menos há seis anos, a categoria reivindica concurso e alerta para a carência.

3. Em julho será criada a delegacia de homicídios; delegados e policiais terão curso de investigação de assassinatos.

OPA. Acho que o ministro se equivocou nesse item. A Delegacia de Homicídios existia e já foi inclusive transformada em Departamento de Homicídios e já está funcionando no Centro. Vão inaugurar o quê?

4. O Estado de Alagoas será dividido em “distritos”. Haverá o acompanhamento mensal do número de homicídios e demais caso de violência numa “sala de situação”.

Eis a polêmica. Juntar batalhões e delegacias de áreas próximas por causa do pouco número de policiais. Dará certo?

5. Haverá uma força-tarefa no sistema prisional e outra para agilizar inquérito. Mais de 100 câmeras serão instaladas em áreas violentas.


Certo, que venham as câmeras tão almejadas. Já era em tempo.

6. Haverá investimento para aquisição de rádios de comunicação e helicópteros. Os go-vernos estadual e federal já estão comprando tablets para os policiais.

Helicópteros? Hum. Tablets? Sim, facilitar a comunicação. Vão comprar 5 mil para a PM e um para cada agente da Polícia Civil? Porque as viaturas já estão com notebooks.

7. Os postos de arrecadação de armas serão ampliados e haverá destruição de armas acauteladas (sob tutela da polícia). Duas mil armas serão destruídas no lançamento do plano de segurança, marcado para o próximo dia 26.

Postos de arrecadação são bons, mas se realmente o povo quiser se desarmar. Do jeito que as coisas andam creio que esteja ocorrendo o contrário. Duas mil destruídas? É bom. Metade do que se tem para tal.

8. Os policiais continuarão sendo premiados por armas e drogas apreendidas. Essa me-dida já está em vigor há cerca de três meses.

O processo está em andamento, os policiais se esforçam, mas, apesar das apreensões, diariamente tem tudo em dobro. Parece haver, como sempre digo, uma “fábrica de marginais”.

- Falta de investigação reforça a impunidade? Uma das perguntas da Folha.
Sim.Afirmou o ministro. "Das 604 solicitações de perícia feitas até maio [em Alagoas], 97% estão pendentes. Dos 412 inquéritos instaurados, metade está pendente.
Existem mais de 3.000 laudos periciais pendentes e 3.000 mandados de prisão em aberto. Grande parte dos homicídios, 52%, ocorre só em Maceió e Arapiraca".

Vamos abrir um parêntese, senhor ministro. O senhor esqueceu de enfatizar, seria mais do que justo, que cada perito criminal em Alagoas, faz cerca de 20 locais/mês (local de crime) e não são biônicos.

E para combater a pistolagem? Pergutou o jornalista da Folha.

Disse Cardozo: "a Polícia Federal vai entrar no combate ao crime organizado, com foco para esquadrões da morte".

Pronto, companheiros, eis as medidas anunciadas pelo ministro à Folha de São Paulo.



#COMPARTILHE:

Blog da Dulce Melo

Dulce Melo é Pernambucana, de Garanhuns. Atua como jornalista há 11 anos e é fascinada por leitura, assim como pela arte de escrever. Ama desenvolver não somente textos jornalísticos, mas artigos, poemas. É autora do livro: ‘“Clécio, o Halley” em homenagem ao ex-jogador de futebol Clécio Henrique encontrado morto num hotel em Arapiraca. Além disso, é autora do livro de poemas "RAZÃO". Possui dois livros sendo terminados: ‘Mulheres: podemos tudo após os 40’ e ‘Entre sirenes e rabecões’.

2 opiniões:

  1. Um amigo da PM tentou postar o comentário,mas n conseguiu. Então, pediu para que o fizesse. Vou repassar o que me enviou. A pedido, sua identificação será ANÔNIMO. Aí vai o desabafo de um militar altamente operacional.


    "Meu rádio transmissor não funciona!
    O RENAVAM E INFOSEG vivem fora do ar
    E o vcs vem me falar em tablet. Tão de resenha? quem vai lucrar com essa compra?
    Vai servir pra que eles? PQ certamente não terá acesso ao INFOSEG nem RENAVAM.
    Quer que a PM trabalhe? Mude a Corregedoria! Pq somente os preguiçosos e burocrátas tem valor".

    PUBLICADO AMIGO!

    ResponderExcluir

Traduzido Por: Template Para Blogspot - Mais Templates - Designed by Templateism